O tratamento eficaz do HIV pode ajudá-lo a viver uma vida longa, feliz e saudável.
O HIV é uma infecção que ataca o sistema imunológico do organismo (capacidade de combater as doenças)
O HIV transmite-se através de fluidos corporais de uma pessoa infectada, incluindo sangue, leite materno, sémen e fluidos vaginais. Não se transmite através de beijos, abraços ou partilha de alimentos. Também se pode transmitir de uma mãe para o seu bebé.
A síndrome da imunodeficiência adquirida (SIDA) é uma doença crónica, potencialmente fatal, causada pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV). A SIDA é a forma mais grave do HIV que, se não for tratado, evoluirá para SIDA, que é fatal.
O acesso a tratamentos modernos significa que o HIV já não é uma sentença de morte.
Embora não haja cura para o HIV, pode ser tratado e controlado através da terapia anti-retroviral (TARV). Esta terapia tem como objectivo reduzir a carga viral do doente. Quando o HIV é tratado com sucesso, a carga viral pode diminuir ao ponto de o vírus se tornar praticamente indetectável no sangue.
Uma carga viral indetectável significa que o vírus não pode ser sexualmente transmissível.
Em geral, a regra é: Indetectável = Intransmissível.
Se iniciar o TARV antes de o vírus ter a oportunidade de causar danos graves ao seu sistema imunológico, o seu prognóstico será ainda melhor. É por isso que é fundamental fazer o teste regularmente e compreender quais são os comportamentos de risco que deve evitar para se proteger a si e aos outros.
O TARV é um grande avanço no tratamento e controlo do HIV e melhora muito a esperança e a qualidade de vida das pessoas seropositivas.
Estudos recentes mostram que não há nenhuma diferença perceptível na esperança de vida entre uma pessoa seropositiva que recebe medicação anti-retroviral e um seronegativo. Desde que tome a sua medicação e mantenha um estilo de vida saudável e activo, não há razão para não viver uma vida plena.
É por isso que é importante quebrar o estigma em torno do HIV.
Devido às suas ligações à homossexualidade e à transmissão sexual, muitas pessoas têm demorado aceitar que o HIV agora faz parte do nosso panorama médico, o que faz com que a luta contra esta doença debilitante se torne oculta. Este estigma faz com que menos pessoas adiram ao teste, o que por sua vez, se traduz em não receber os cuidados de saúde que salvam vidas, como a TARV.
Existem diferentes medicamentos anti-retrovirais disponíveis no mercado e, trabalhando com os provedores de cuidados de saúde, os seropositivos podem encontrar um regime de tratamento que seja sustentável e bem-sucedido na supressão do vírus.
Só recebendo a terapia anti-retroviral (TARV) de forma activa é que se pode garantir que o diagnóstico de HIV não se transforme em SIDA. É também a única forma de garantir que a sua carga viral se mantenha suficientemente baixa para que não constitua um risco para o seu parceiro sexual.
A coisa mais mortífera sobre o HIV é o Estigma.
IMPORTANTE: As mães que recebem TARV também podem dar à luz crianças saudáveis e não transmitem o VIH aos seus recém-nascidos através da amamentação.
Faça o teste, trata-se.
Uma parte fundamental da luta contra o HIV/SIDA é conhecer o seu estado. Sem conhecer o seu estado (se é seropositivo ou seronegativo), não pode tomar decisões informadas sobre a sua saúde e os riscos que pode representar para os outros. Só depois de aceitar a responsabilidade pelo seu próprio diagnóstico é que pode tomar as medidas necessárias para controlar esta doença através da TARV.
Uma gestão eficaz através da TARV ajudá-lo-á a viver uma vida longa e saudável.
O HIV não deve ser um segredo vergonhoso. Para muitas pessoas em todo o mundo, ser seropositivo é simplesmente um facto da vida.
Graças ao trabalho inovador dos activistas do HIV/SIDA nos últimos 40 anos, bem como aos avanços na nossa compreensão desta doença, o panorama do VIH /SIDA mudou radicalmente. As pessoas já não precisam de aceitar o seu destino e permitir que esta doença destrua inúmeras vidas. Fazendo o teste e recebendo o tratamento correto, podemos quebrar o estrangulamento que esta terrível doença tem tido no mundo e libertarmo-nos do medo que ela criou.
A Mediplus leva a sério a sua responsabilidade para com os seus membros seropositivos.
A TARV já está amplamente disponível e é aceite, e a Mediplus apoia os seus membros seropositivos dando-lhes acesso a benefícios adicionais através do nosso Programa do Bem-estar. Estes benefícios incluem o acesso à TARV através dos seus planos de tratamento crónico e ajudam na sua tentativa de lutar activamente contra a progressão desta doença. Os membros podem contactar-nos para solicitar esses benefícios ou para obter mais informações sobre benefícios específicos para seropositivos.
Palavras importantes para entender:
Carga viral indetectável
Terapia anti-retroviral
Células CD4 (Células T auxiliares)
Fontes: (Todos Acedidos a 13/09/2023)
https://www.aidsmap.com/about-hiv/basics/undetectable-viral-load
https://hivinfo.nih.gov/understanding-hiv/fact-sheets/hiv-treatment-basics