“A amamentação é um presente da mãe para si mesma, para o bebé e para a terra.”
Pamela K. Wiggins
O assunto da amamentação versus mamadeira é controverso.
Como se as novas mães já não tivessem o suficiente para se preocupar, parece que o mundo está a gritar para elas sobre cada pequena decisão que tomam.
Isso não é justo, nem é necessário. A grande maioria das novas mães quer apenas o melhor para os seus bebés e, adicionar stresse e pressões sociais à equação, simplesmente não ajuda a ninguém.
Sim, a amamentação tem muitos benefícios e a mamadeira com fórmula infantil em pó pode ser repleta de armadilhas perigosas, mas lembre-se de que nem a mama nem a mamadeira são as melhores coisas. Uma mãe feliz com um bebé alimentado é o melhor.
A Mediplus apoia todas as mães.
Não estamos aqui para envergonhá-la pela sua escolha, simplesmente queremos dar-lhe a conhecer os fatos e permitir que você tome as suas próprias decisões.
Se você tem recursos para alimentar com segurança seu bebé com fórmula infantil em pó através de uma mamadeira, e se isso funciona para si e sua família, tudo bem para nós.
Lembre-se de que o risco de infecções com qualquer número de bactérias aumenta bastante com a alimentação com mamadeira não esterilizada, assim como o risco de superalimentação ou desnutrição se um suprimento regulamentado, mas suficiente de fórmula não estiver disponível. Para mães com menos recursos, a amamentação é aceite como a melhor e mais segura maneira de manter o seu bebé saudável.
Dicas para uma alimentação segura com mamadeira:
- Esterilize todo o quite de alimentação antes e depois de cada uso.
- Use apenas água estéril que tenha sido fervida e deixada arrefecer.
- Trabalhe em estreita colaboração com a sua pediatra ou médica para assegurar que o seu bebé esteja a receber a quantidade certa da fórmula nos momentos certos, e esteja ciente dos riscos de alergias e reacções adversas à fórmula em pó.
- Lembre-se de que a fórmula infantil é cara e você a comprará por pelo menos seis meses ou mais. Orçamento para isso!
Quais são os benefícios da amamentação?
A amamentação por sua natureza é estéril. Não há necessidade de esterilizar a sua pele ou a mama antes de amamentar, pois as bactérias que estão na sua pele são altamente benéficas para a saúde intestinal do seu bebé.
O leite materno é gratuito e a mãe não precisa necessariamente ter um cuidado extra para mudar ou aumentar a ingestão de alimentos. Basta manter-se hidratada e alimentar-se normalmente é bom o suficiente.
O leite materno pode reduzir o risco de futuras alergias alimentares e melhorar o sistema imunológico e a digestão do seu filho.
A amamentação dá ao seu bebé uma protecção valiosa contra muitas doenças comuns. Se o seu bebé adoecer, o corpo da mãe pode absorver bactérias na saliva do bebé durante a amamentação e criar anticorpos que passarão pelo leite e ajudarão o bebé a combater essa doença. Parece mágica!
Os anticorpos para protecção contra várias outras doenças também são passados da mãe para o bebé durante a amamentação.
O aleitamento materno pode proteger os bebés contra a Covid-19.
Bebés de mães que tomaram a vacina contra a Covid-19 receberão até anticorpos de combate à Covid-19 de suas mães! Esses bebés são a primeira geração de humanos que começará a construir um sistema imunológico passivo contra a doença.
O aleitamento materno reduz o risco de obesidade e diabetes.
Bebés amamentados são significativamente menos propensos a se tornarem obesos durante a infância ou desenvolverem diabetes do tipo-1.
Isso porque, ao contrário de um bebé alimentado com mamadeira, um bebé amamentado aprende desde cedo a regular seus próprios sinais de fome, criando desse modo, hábitos alimentares saudáveis desde o início.
Adicionado a isso são os níveis mais baixos de insulina produzidos por bebés amamentados em comparação com os alimentados com fórmula, e faz sentido que eles tenham uma função pancreática mais saudável.
A amamentação cria um vínculo desportivo e reduz o risco de contrair cancro da mama.
A amamentação ajudará no vínculo mãe-bebé e ajudará uma nova mãe a conhecer o seu bebé e a entender melhor as suas necessidades e emoções. A amamentação também reduz o risco de contrair cancro da mama. Quanto mais tempo amamentar, mais significativamente o seu risco é reduzido.
Encontre a sua aldeia!
Se você está grávida e quer amamentar o seu bebé, é importante informar-se. Existem muitos grupos informais de apoio local nas mídias sociais que podem fornecer orientação e informações. Encontre um que se adeqúe à sua personalidade e junte-se à turma das mães que amamentam.
Estar informado e preparado aumentará muito as suas chances de amamentar o seu bebé com sucesso e por um longo período de tempo.
Felizmente, existem muitas fontes úteis e confiáveis que oferecem informações e grupos que se concentram em apoiar as novas mães em sua jornada de amamentação.
A La Leche League é uma organização sem fins lucrativos especializada em apoiar a amamentação de outras pessoas e sustenta as directrizes da Organização Mundial da Saúde sobre os benefícios da amamentação.
Veja abaixo uma lista completa das fontes para este artigo. Esses links também lhe darão acesso a mais recursos ainda sobre a amamentação.
Para apoio e recursos à amamentação:
https://www.lllsa.org/
Para directrizes sobre amamentação positiva em relação à Covid:
https://www.lllsa.org/coronavirus