“Não ter amigo é ser pobre mesmo.”
Provérbio tanzaniano

De acordo com um estudo recente realizado nos Estados Unidos da América, a solidão e o isolamento social são a próxima pandemia.

Esse estudo apurou ainda que, a solidão prolongada pode ser tão má para sua saúde quanto fumar ou ser obeso.

“A solidão pode aumentar o risco de doenças cardiovasculares e derrames cerebrais em 30%, de acordo com o Dr. Ramesh Mazhari, Director de Cardiologia Intervencionista da Faculdade de Medicina e Ciências de Saúde da Universidade George Washington”

Estamos mais solitários do que nunca.

De acordo com Statista, 33% das pessoas sentem-se sozinhas em todo o mundo, e esse número aumenta para 40% na África do Sul.

Com o aumento do isolamento físico causado pelo trabalho remoto e os últimos dois anos de confinamentos totais recorrentes devido à pandemia da Covid-19, o isolamento social e a solidão tornaram-se uma grande preocupação para muitas pessoas.

Ter relações fortes, saudáveis ​​e gratificantes com amigos, familiares e parceiros de vida pode ajudá-lo a combater a solidão e aumentar sua saúde física.

Benefícios de relações saudáveis para a saúde:

Reduzem o stresse e ansiedade, melhoram o sono, regulam a pressão arterial e fortalecem o sistema imunológico.

Nem todas as relações são criadas da mesma maneira

Embora as boas relações, saudáveis ​​e amorosas possam torná-lo mais saudável, os impactos das más relações na saúde física podem ser bastante significantes.

Como posso saber se a minha relação é saudável?

Uma relação saudável é aquela que não provoca stresse ou angústia recorrente. Ela caracteriza-se pelo seguinte:

  1. Você pode falar o que pensa com segurança.

Se discussões sinceras são recebidas com explosões e o conflito nunca é resolvido, o relacionamento não pode ser saudável.

  1. A confiança está no centro da relação.

Se as pessoas dentro da relação perguntam-se constantemente sobre onde estão umas com as outras e não podem confiar na relação como um lugar estável e seguro, isso não é saudável.

  1. Ambas as partes têm a liberdade de discordar.

Ninguém deve, de forma contínua, tentar influenciar e persuadir o outro. As diferenças devem ser aceites e até mesmo comemoradas.

  1. Há encorajamento mútuo.

Cada um deve sentir-se apoiado e as vitórias individuais são elogiadas sem ciúmes.

  1. Todas as partes estão fisicamente confortáveis ​​umas com as outras.

Não há espaço para discriminação com base na aparência física, ou vergonha dentro de uma relação saudável. Você deve sentir-se bem na sua pele!

  1. Separe interesses das relações.

Você deve ter a liberdade de exercer certas actividades que você faz apenas para si mesmo. O mesmo vale para manter amizades anteriores à relação.

Sinalizadores vermelhos de relação tóxica

Por outro lado, as relações tóxicas podem afectar negativamente sua saúde, provocando directamente insónia, aumento da frequência cardíaca e da pressão arterial, desconforto gastrointestinal, levando à indigestão e úlceras estomacais. As más relações também afectam directamente todos os aspectos da sua saúde mental.

As relações tóxicas são caracterizadas por:

  1. Falta de apoio

Inveja, ciúme e menosprezo de seus objectivos ou realizações devem ser uma bandeira vermelha gritante.

  1. Comunicações tóxicas

Explosão, falta de vontade de resolver conflitos e guardar ressentimentos são comuns em relacionamentos tóxicos.

  1. Controlar o comportamento e o isolamento.

Se você for obrigado a se desligar de relações, e se forem colocados limites na sua liberdade de movimento física e social – sinais de alerta tóxicos devem piscar!

  1. Desonestidade e desrespeito.

Isso deve ser óbvio, mas ser enganado e publicamente ou privadamente envergonhado, ou desprezado pela outra pessoa, é uma forte indicação de um relacionamento tóxico.

  1. Egoísmo financeiro.

As finanças compartilhadas devem ser compartilhadas. As metas de poupança e ganhos devem ser estabelecidas e mantidas, e as despesas discutidas de forma serena e livre.

  1. Vigilância demasiada.

Se você está constantemente a controlar o humor do seu parceiro em busca de gatilhos de explosão e pisando nas casas de ovos ao seu redor, você está a viver um ambiente tóxico.

Cortisol e a conexão mente-corpo.

A conexão entre a sua mente e o seu corpo é extremamente forte e impossível de se ignorar. Se você está triste ou sofre de problemas de saúde mental, não pode estar totalmente saudável fisicamente. A mente não distingue o trauma mental do físico. Isso significa que a angústia mental devido a relacionamentos tóxicos afecta directamente o seu corpo. Isso costuma apresentar-se como aumento das taxas de produção de cortisol pelo cérebro. O cortisol também é chamado de hormónio do stresse e, embora seja importante em certas situações de luta ou fuga, uma dose exagerada pode provocar graves implicações para a saúde, incluindo:

  • Ganho de peso, principalmente em torno da cintura e parte superior das costas, e arredondamento do rosto.
  • Acne e cicatrização lenta.
  • Afinamento da pele, hematomas fáceis e rosto constantemente corado.
  • Fraqueza muscular e fadiga severa.
  • Irritabilidade, dificuldade de concentração.
  • Pressão alta e dores de cabeça.

Nem todo desacordo ou situação stressante significa necessariamente que a sua relação seja tóxica, mas esteja ciente dos efeitos negativos que padrões de acções tóxicas podem ter em sua saúde.

Você merece ter um relacionamento saudável tanto quanto tem a responsabilidade de ser um amigo e parceiro saudável, confiável e atencioso.

Fontes e leitura adicional:

https://www.statista.com/statistics/1222815/loneliness-among-adults-by-country/#:~:text=According%20to%20a%20global%20survey,often%2C%20always%2C%20or%20sometimes.

https://www.nbcwashington.com/news/local/loneliness-can-be-as-bad-for-your-health-as-smoking/2224574/#:~:text=Studies%20show%20loneliness%20can%20present,of%20Medicine%20and%20Health%20Sciences.

https://www.healthline.com/health/high-cortisol-symptoms#symptoms